TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

tomografia.jpg

Recomendações ao paciente:

• Dirigir-se à clínica para retirar o preparo para o exame.

• Ficar 4 horas em jejum antes do exame, água somente para tomar o medicamento.

• Trazer exames anteriores como: Rx, Ultrasonografia, Tomografia, Ressonância Magnética, etc.

• Pacientes alérgicos a IODO, frutos do mar, peixe, ou DIABÉTICOS, deverão consultar a clínica para as devidas orientações.

• Comunicar a clínica quando o paciente necessitar de sedação ou anestesia.

• Chegar 2h30min antes do exame de abdômen total, abdômen superior e pelve.

• Comunicar a clínica com antecedência caso o paciente tenha histórico de alergia para que possa ser orientado quanto ao procedimento para a execução do exame.

O que é?

A tomografia computadorizada multi-slice  (TC-MS) é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais seguros e confiáveis atualmente. É simples, rápida e indolor. O aparelho gira os emissores de raio-x em volta do paciente fazendo radiografias transversais do corpo, que são convertidas pelo computador, gerando as imagens digitais chamadas de 'cortes tomográficos'.

A TC-MS constrói a estrutura do corpo e os órgãos internos a partir destes cortes tomográficos, possibilitando a visualização com grande precisão e confiabilidade.
As imagens geradas pela TC-MS permitem a construção tridimensional da área em estudo, tornando possível o estudo de áreas superpostas.

Ex: uma TC-MS de coração possibilita que o médico possa visualizar e navegar pelas artérias, fazendo um diagnóstico com maior precisão.

Como é feito?

O paciente deita-se sobre a mesa do aparelho sob orientação do médico e/ou técnico, permanecendo-se imóvel, e ao mesmo tempo em que a mesa se desloca para o túnel do aparelho, os emissores de raio-x giram em alta velocidade, radiografando a área de estudo.
As imagens captadas são processadas pelo computador que possibilitará a visualização, tanto dos cortes tomográficos quanto a imagem tridimensional da área em estudo. Em alguns exames de TC-MS faz-se necessário o uso de medicamento, chamado de contraste, para deixar a visualização mais clara e precisa.